A Casa Mãe da Tenda Espírita Mirim foi fundada em 13 de Outubro de 1924 pelo Sr. Benjamim Gonçalves Figueiredo, juntamente com seu Mentor Espiritual, o Caboclo Mirim no coração do Rio de Janeiro. Nossa história teve início em um imóvel na Rua Bela, 421, logo em seguida, passou para a Rua Sotero Reis e, após, Rua São Pedro, até se estabelecer em patrimônio próprio na Av. Marechal Rondon, 597 – Estação São Francisco Xavier.

Após a estruturação da nossa Organização, nasciam outras Casas que levariam o Nome da Escola da Vida, através dos ensinamentos do Caboclo Mirim. A partir da década de 30, começavam a ser fundadas diversas filiais, não se limitando somente ao Estado do Rio de Janeiro. Fatos históricos retratam a fundação da primeira filial aberta fora do Estado, na Cidade de Assaí, no Paraná. Até a década de 70, mais de 30 filiais propagavam os critérios e ensinamentos do Caboclo Mirim.

Atualmente a Tenda Espírita Mirim possui 6 filiais na Cidade do Rio de Janeiro. E mais 3 pelo Estado afora: em Queimados, Nova Iguaçu e Petrópolis. Nossa doutrina não se restringe somente ao território nacional, a Tenda Espírita Mirim também está representada internacionalmente, contando com filiais na Califórnia, Portugal e no Reino Unido. Totalizando 13 filiais oficialmente.

Logo após o desencarne do nosso Primaz e Fundador, Sr. Benjamim, nossa Organização passou para os braços de seu filho, Sr. Mirim Paulini Figueiredo, aparelho do Caboclo Curumataí, que assumiu a Presidência e o Comando Geral da Organização no ano de 1987. “Mirinzinho” como ficou popularmente conhecido, possibilitou o desenvolvimento da Tenda Espírita Mirim, onde comandou com seriedade e disciplina cerca de quase 5 mil médiuns.

Sr. Mirim passou o legado de seu Pai para sua Esposa, Sra. Janaína, aparelho da Cabocla Janaína e atual Comandante e Presidente da Organização Mirim desde o ano de 2015. A Sra. Janaína preserva os critérios e ensinamentos deixados pelo Caboclo Mirim e todas as instruções que recebeu pelo Caboclo Curumataí, através do Sr. Mirim, que a preparou para assumir o Comando da Organização e desempenhar da melhor maneira possível a preservação do nome da Umbanda e da Tenda Espírita Mirim. Sua postura e comprometimento com o seu Corpo Mediúnico são notórios e seus critérios fazem vivas as memórias do nosso Fundador e Tuxaua que contribuíram com a elevação do nome da Umbanda e da Doutrina da Escola da Vida.

Nossa Organização conta ainda com o Corpo Alta Cúpula que corresponde a uma categoria de médiuns selecionados para auxiliarem no Comando de Filiais e/ou da Matriz da Organização. Seu dever é contribuir com a conservação do patrimônio da Organização, zelar por todos os médiuns e, na eventual ausência do Comando Geral, assumir responsavelmente o comando de uma Sessão ou Gira a ser realizada.

Abaixo, a listagem atualiza dos médiuns de Alta Cúpula:

Sr. Adverto Souza
Sr. Aliton Costa
Sr. Almir Barros
Sra. Ana Maria de Ayra
Sr. Carlos Fernandes
Sr. Carlos Roberto Gonçalves
Sr. Eduardo Alves
Sra. Euridice Amaral
Sr. Gera Oliveira
Sr. Hilton Ribeiro
Sra. Ismênia Castro

Sra. Jandira Domingos
Sra. Joana Ribeiro
Sr. João Luz
Sra. Leila Rosa
Sr. Lúcio de Mattos
Sra. Nilzea Patané
Sr. Paulo Estevão
Sra. Rosilene Fernandes
Sra. Telma Moura
Sr. Thales Fonseca
Sr. Waldir Rosa

Sob a orientação da Presidente e Comandante Geral da Tenda Espírita Mirim, a Sra. Janaina Figueiredo.