História do Caboclo Mirim

A história da Umbanda tem início em 1908, quando houve a primeira manifestação por meio do Médium Zélio Fernandino de Morais, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. O Sr. Zélio, juntamente com seu Mentor Espiritual fundaram o Primeiro Templo de Umbanda do Brasil, nomeado Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, por onde se dedicou por cerca de 55 anos. Nossa história se inicia aos 12 de março de 1920, quando o Sr. Benjamim Gonçalves Figueiredo, nascido em 26 de dezembro de 1902, com 18 anos, manifesta pela primeira vez aquele que seria seu Mentor por toda sua vida, construindo juntos a Organização de Umbanda mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. Caboclo Mirim, identificou-se imediatamente e solicitou que o Sr. Benjamim, juntamente com sua família, passassem a realizar Sessões Mediúnicas com o propósito de edificar o ritual da Umbanda.

História da Tenda Espírita Mirim

A “Seara Mirim”, como ficou conhecida inicialmente, foi fundada oficialmente em 13 de Outubro de 1924 e hoje encontra-se consolidada em patrimônio próprio sob o endereço Av. Marechal Rondon, nº 597 – São Francisco Xavier, Rio de Janeiro.

Nossa Organização foi fundada pelo Sr. Benjamim Gonçalves Figueiredo, sob o Comando Espiritual do Caboclo Mirim e após seu desencarne, passou a ser comandada por seu Filho, Sr. Mirim Paulini Figueiredo, aparelho do Caboclo Curumataí e Tia Maria Redonda. “Mirinzinho”, como ficou popular e carinhosamente conhecido, se manteve a frente da Organização por cerca de 30 anos, mantendo vivos os critérios e ensinamentos deixados pelo nosso Fundador, Sr. Benjamim. Após o seu desencarne, no ano de 2015, Sr. Mirim deixa o seu Legado para sua Esposa, a Sra. Janaína Figueiredo, aparelho da Cabocla Janaína e Vovó Maria da Guiné, atual Presidente e Comandante Geral da Organização.

A frente da Organização Mirim, a Sra. Janaína conta com um Corpo Mediúnico de aproximadamente 3000 médiuns divididos em 13 Filiais dentro e fora do território nacional. Sua preocupação em manter vivos os critérios e os ensinamentos da Escola da Vida é clara, notória na reforma recém concedida à Organização que teve sua reinauguração realizada da melhor forma possível: Gira que homenageia há quase 100 anos a fundação da Tenda Espírita Mirim, em 21 de Outubro de 2018. Nossa Organização, desde então, passa por constantes reformas buscando preservar o seu Patrimônio.

A expansão da Tenda Mirim também é constante, atualmente nossa Organizações possui Filiais em Lisboa, Reino Unido e Califórnia.

Sr. Benjamim Gonçalves Figueiredo – Sra. Janaína Figueiredo – Sr. Mirim Paulini Figueiredo